Você quer que seu filho(a) seja brilhante?

Tempo de leitura: 6 minutos

100

Imagine a seguinte cena:

  • Chegou o momento do seu filho(a) ir para a escola, é um novo ciclo que se inicia, é a ocasião onde ele(a) vai ter contato com crianças diferentes, vindos de criações e culturas diferentes.
  • Lá, ele(a) terá que enfrentar novos desafios, novos aprendizados, muitas vezes mudanças de comportamentos, e tudo isso será um mundo novo para ele(a) e, é uma situação inevitável, ele(a) vai ter que enfrentar.

Agora, lhe pergunto:

  • Como você quer que ele(a) chegue nesta fase?
  • Com qual estrutura emocional e cognitiva?

Com certeza, você irá responder da forma mais positiva possível: “Quero que ele(a) chegue com uma base estruturada, construída em casa, etc, etc, etc”.

Então, lhe faço outra pergunta:

  • “O que você tem feito hoje, para que ele(a) seja realmente uma criança com potenciais desenvolvidos?”

É importante você saber que o processo do desenvolvimento emocional e cognitivo de uma criança tem muitos desafios e mudanças pelo caminho, como: correções, transformações, acertos e erros, etc…

Para que este processo seja um caminho bem definido e construído, é imprescindível que você considere isso como um objetivo a ser alcançado.

Infelizmente, a maioria dos pais não fazem esta projeção para seus filhos, colocam eles no mundo, na escola, mas esquecem que é missão fundamental, ajudá-los neste trajeto.

Se os pais não conduzirem, ou não souberem conduzir este processo, estão negligenciando o que de melhor o seu filho(a) pode ter na vida, que é uma educação de qualidade.

A qualidade da educação do seu filho(a) tem que ser uma meta para você, por isso, é preciso que se crie uma estratégia, com passos bem estabelecidos e direcionados.

Se você não tem uma estratégia clara e definida para a vida do seu filho(a) e, deixar isso passar na vida dele(a), estará consentindo que ele(a) seja conduzido por situações que não estarão mais no seu controle. Isso é muito sério e preocupante.

Como por exemplo:

  • Quando ele(a) se sentir inseguro e indefeso
  • Quando ele(a) estiver com o emocional abalado
  • Quando tiver que enfrentar situações por conta própria
  • Quando tiver que ir pra escola e confrontar com situações que até então, não confrontava, pois estava sobre a guarda do pai e da mãe.

A realidade é que, a maioria dos pais não se atentam para estas situações, acham que basta apenas o afeto, e as questões materiais, e pronto.

Não que isso não seja necessário, claro que é.

Mas, com isso, acabam se prendendo no imediato, e esquecem de fornecerem uma perspectiva de vida mais ampla para os seus filhos.

56

Diante desta circunstância, quero te mostrar como você pode ajudar a desenvolver as potencialidades do seu filho(a), em casa, usando a música, como ferramenta de construção e transformação.

Para que isso aconteça de fato, você terá que mudar sua mentalidade e postura, e não deixar ser conduzido(a) por pensamentos de pessoas que não estão alinhadas com seu objetivo, que é dar uma educação de qualidade ao seu filho(a).

Essa postura e tomada de consciência desse PROCESSO, é absolutamente fundamental para você ter êxito nos resultados.

Quebrando um Mito:

  • Muitos acham que o ensino musical é somente para uma pessoa aprender a tocar um instrumento ou para aprender a cantar.
  • Essa ideia é completamente equivocada, pois o aprendizado musical vai muito além dessa condição, que evidentemente é importante, mas não é o único objetivo.
  • Tocar um instrumento musical ou cantar, são apenas algumas das diversas possibilidades de expressar a música
  • A aprendizagem, o entendimento e o contato com a música, não é necessariamente ser um instrumentista ou um cantor.

A música também é uma linguagem que pode e deve ser desenvolvida no ser humano, e o melhor período para que isso se desenvolva com qualidade e êxito, é justamente na primeira infância, e vou além, se iniciar no ventre materno, melhor ainda.

Quando uma criança tem um contato qualificado com a música, automaticamente sua mente se abre para novas e diversas possibilidades.

Um mundo de novas descobertas e potencialidades é apresentado à ela, mesmo que ela desconheça completamente essa probabilidade.

Diversas pesquisas realizadas mundo afora afirmam que, as crianças que foram estimuladas precocemente a partir de casa, possuem habilidades mais afloradas do que aquelas que não foram estimuladas.

Isso de fato é verdadeiro!

Por isso, você que deseja que seu filho(a) se torne uma criança e, posteriormente um adulto, com condições mais amplas para o aprendizado, para o desenvolvimento cognitivo e emocional, fora outras habilidades que ele pode adquirir, apresente a ele a MÚSICA!

dad-son-guitar

A linguagem musical é repleta de alternativas que irão nutrir e qualificar a vida do seu filho(a), os conceitos e elementos por ele(a) absorvidos, serão um auxílio na construção de uma estrutura cerebral mais abrangente.

Abdicar dessa realidade é, restringir a trajetória do seu filho(a), que poderia ser brilhante.

O Dr. Edwin Gordon, PhD, professor da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, que foi um influente investigador, autor, editor e professor no campo da educação musical, contribuiu muito para o estudo do desenvolvimento musical em bebês e recém-nascidos.

Ele disse que:

  • “Os primeiros anos de vida são cruciais para estabelecer uma base para o desenvolvimento da música ao longo da vida.
  • As experiências musicais de uma criança desde o nascimento até os cinco anos de idade têm um impacto particularmente profundo na medida em que ela será capaz de compreender, apreciar e conquistar a música como um adulto.
  • As crianças devem ser expostas a uma rica variedade de música durante esses anos, a fim de desenvolver a prontidão necessária para a aprendizagem formal da música quando forem maiores”.  

Isso é simplesmente sensacional!

Talvez, você esteja se perguntando: “Por que nunca ninguém falou sobre isso antes?”

  1. Primeiro, porque poucos se dispuseram a pesquisar sobre o assunto.
  2. Segundo, o sistema que governa o mundo não querem instigar isso, pois não querem pessoas abrangentes. Simples assim.

E aí? gostou do conteúdo?

Se você achou esse conteúdo INTERESSANTE, não imagina o que virá pela frente! Acompanhe nossas postagens, pois vamos retomar e reforçar este tema!

BAIXE O E-BOOK:  5 DICAS PRECIOSAS PARA MUSICALIZAR SEUS FILHOS EM CASA! 

Banner

Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical:

  • Curta nossa página no FACEBOOK!                                                                                                            
  • Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE!
  • Siga nosso INSTAGRAN!
  • Comente o que você achou deste post ou do nosso blog!

Um Grande Abraço!

Leonardo Júnior 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *