ATIVIDADE 3: Sons de Objetos

Tempo de leitura: 3 minutos

esd

Vimos no post: “Sons ao redor“, que os sons estão à nossa volta, em qualquer lugar que estejamos, você percebendo ou não. Os sons chegam aos nossos ouvidos primeiro, depois que o decodificamos. Geralmente identificamos os sons que conhecemos.

Quando sons desconhecidos chegam aos nossos ouvidos, nosso cérebro não os identificam. Neste caso precisa passar pelo processo de conhecimento dos mesmos.

Vimos também na atividade: “Sons do corpo“, que possuímos sons corporais que pouco damos importância de uma possível atividade rítmica musical.

A exploração dos sons em suas diversas possibilidades deve ser o princípio de das aulas de musicalização infantil. Apesar das inúmeras alternativas, o educador tem que saber lhe dar com este procedimento.

ATIVIDADE:

music_activities_chidren_amsterdam_toddlers_2.jpg

Primeiramente o educador deve coletar vários tipos de objetos que produz sons diferentes, como por exemplo:

  • Garrafas de vidro e de plástico;
  • Sacolas, plásticos;
  • Caixas de sapato, de papelão;
  • Chaves, moedas;
  • Copos de plástico e de vidro;
  • Talheres: (colheres, garfos)
  • Latas;
  • Balões;
  • Etc ….

São vários objetos que produz sons diferentes que podem ser inseridos nesta atividade. Faça uma pesquisa, na sua casa, no seu quintal e em outros locais, que você encontrará muita coisa.

É importante que, antes de ser realizado a atividade, você experimente o som dos objetos. Que tipo de sons eles podem produzir: (agudo, grave, longo, curto, forte, fraco, etc…). Depois que você escolheu e experimentou os objetos, agora é hora de levá-los para as crianças.

  • Primeiro apresente todos os objetos que você levou, mostrando suas possibilidades sonoras;
  • Depois de apresentado todos os objetos, você irá realizar a PRIMEIRA PARTE da atividade:
  1. Escolha uma criança, esconda ela em algum lugar da sala ou do espaço que você esteja usando;
  2. Você irá tocar um dos objetos, e ela tentará descobrir qual objeto que você tocou;
  3. Faça isso com todas as crianças!
  • Na SEGUNDA PARTE da atividade você pedirá para que cada criança escolha um objeto para manuseá-lo;
  • Neste momento deixe a criança experimentar o objeto da forma que ele quiser;
  • Faça com todas as crianças!
  • Na TERCEIRA PARTE desta atividade você escolherá os objetos por afinidade. Por exemplo: os objetos com sons agudos, os objetos com sons graves, etc…
  • Agora escolha uma criança para cada tipo de sonoridade diferente;
  • Peça pra elas manusear os objetos simultaneamente;
  • Neste momento não se preocupe com o ritmo;
  • Não se esqueça de fazer com todas as crianças!

É muito importante que você observe cada reação das crianças, o seu envolvimento com a atividade, etc… Motive as crianças a participar com total intensidade em todas as etapas da atividade!

  • Na QUARTA PARTE e última desta atividade você vai inserir um ritmo bem simples;
  • Utilize uma batida simples, (em semínima), caso você não compreenda, é você dentro de uma contagem (1 2 3 4), você faz uma batida em cada tempo ou contagem;
  • Faça esta batida em um tambor, ou pandeiro, ou até mesmo em uma garrafa;
  • Escolha um grupo com quatro crianças para desenvolver este exercício;

HABILIDADES:

  • Desenvolver a Percepção musical sonora;
  • Trabalhar o ritmo musical;
  • Desenvolver a atenção

Conheça também as atividades:

banner.

Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical:

  • Curta nossa página no FACEBOOK!                                                                                                            
  • Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE!
  • Comente o que você achou deste post ou do nosso blog!

Um Grande Abraço!

Leonardo Júnior    

2 Comentários


  1. amei , mas no momento por problemas financeiros eu nao posso pagar o curso. quero conhecer mais trabalho com educação infantil
    obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *