ATIVIDADE 1: Sons ao Redor

Tempo de leitura: 3 minutos

guide-to

Esta atividade consiste em descobrir os sons que circundam ao nosso redor. 

Na maioria dos locais que estamos eles estão à nossa volta. A questão é que na maioria das vezes não o percebemos.

Sabemos que estão lá, mas não lhe damos muita atenção.

  1. Primeiro porque estamos acostumados com eles, por isso se tornou algo comum,
  2. Segundo que, se ficarmos observando todos os sons que chegam aos nossos ouvidos, não fazemos nada;
  3. Terceiro, porque damos maior atenção aos sons que nos chamam mais atenção.

Uma experiência que pode ser feita é quando estamos andando pelas ruas de uma grande cidade, vários sons nos chegam: carros, motos, buzinas, músicas vindas das lojas, locutores nas lojas, vendedores na rua, pessoas conversando, etc…

Passamos por isso com certa frequência, alguns diariamente.

Nosso cérebro consegue absorver e captar todos os sons, mas de forma desorganizada, pois os mesmos chegam até nós de forma desestruturada.

Outra experiência possível é quando estamos em uma fazenda ou em uma floresta, onde não tem muitas pessoas e carros. Neste ambiente podemos concentrar para ouvir todos os sons que chegam até nós. Então ouviremos sons de insetos, animais diversos, ventos batendo nas árvores, a água de algum riacho, etc…

ATIVIDADE:

http _i.huffpost.com_gen_2853664_images_n-PANDORA-VDEO-628x314

 

 

. Esta atividade deve ser realizada em grupo, mas também pode ser desenvolvida individualmente. É importante que as crianças estejam com os olhos fechados para melhor concentrar nos sons.

O tempo de duração desta escuta não pode passar de 3 minutos, pois as crianças não conseguirão se concentrar em tempos maiores.

. Não são necessários recursos, mas as crianças devem estar preparadas para a importância da atividade. A escuta dos sons servem para aprender e praticar a audição, e não uma mera brincadeira, mas uma atividade pedagógica de grande importância. Por isso desenvolva a atividade com muita seriedade.

HABILIDADE:

  • Desenvolver a percepção auditiva

OUTRAS ESTIMULAÇÕES:

  • Identificar timbres e fontes sonoras.

UTILIZAÇÃO:

  • Peça para as crianças ficar com os olhos fechados para ouvir todos os sons que elas conseguem identificar, seja eles dentro da sala ou fora dela. Passados os 3 minutos, cada criança irá relatar os sons que conseguiram ouvir e identificar.
  • É importante que o professor ou o organizador da atividade anote todos os sons que foram falados pelas crianças.

É importante ressaltar nesta atividade além dos sons identificados, as características sonoras, como por exemplo:

  • Se os sons ouvidos são agudos ou graves;
  • Se são longos ou curtos;
  • Se são fortes ou fracos;
  • Se eles estão perto, longe ou muito longe.

OBSERVAÇÃO:

Faça esta atividade em ambientes diferentes, testando a percepção das crianças. Não deixe de interagir com as crianças, deixando que elas expressem suas experiências.

. Conheça também as Atividades:

banner.

Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical:

  • Curta nossa página no FACEBOOK!                                                                                                            
  • Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE!
  • Comente o que você achou deste post ou do nosso blog!

Um Grande Abraço!

Leonardo Júnior    

 

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *