Crianças com menos de 6 anos podem aprender música?

Tempo de leitura: 3 minutos

Nestes mais de 20 anos atuando como Educador Musical, as duas perguntas mais recorrentes que os pais me fazem é quando e onde colocar seus filhos para aprender música.

Na mentalidade destes pais, o fato de colocar seu filho ou filha em uma aula de música irá resolver questões como: o filho vai ser mais calmo, ou vai aprender um instrumento, ou vai ser mais inteligente.

É bem verdade, que a música é uma ciência que contribui muito na evolução do ser humano, colaborando no processo cognitivo, emotivo, psíquico, espiritual, dentre outras, mas não é algo que acontece em um curto prazo de tempo, e também varia muito de pessoa para pessoa.

A questão mais importante deste tema é que crianças com menos de 6 anos de idade, tem condições sim de aprender música.

Quando digo aprender música, não me refiro a aprender um instrumento musical, mas aprender os vários conceitos musicais, e com eles ter um embasamento para posteriormente aplicar em um aprendizado de um instrumento.

No You Tube vemos várias crianças de 4, 5 e 6 anos de idade tocando um instrumento musical, e coincidentemente, boa parte destas crianças são chinesas, japonesas ou coreanas.

E para isto temos uma explicação, a cultura oriental possibilita a um indivíduo desde a mais tenra idade a ter disciplina e concentração mais apuradas do que as nossas.

Com isso, não quero dizer que eles são gênios ou superiores a nossa civilização, mas que na verdade estão mais preparados. Basicamente é uma questão cultural.

Por outro lado, isso não impede que uma criança nascida em solo brasileiro não tenha condições de seguir os mesmos passos de uma criança oriental. Mas para isso, será necessário uma educação com mais disciplina e concentração.

Conoce-los-beneficios-de-la-música-en-los-niños

Então, minha resposta para estas perguntas são as seguintes:

1) Uma criança com menos de 6 anos tem condições sim de aprender um instrumento musical, mas baseado na nossa realidade e principalmente na nossa cultura, acho melhor, esperar pelos menos a criança ter 8 anos. Mas isso não impede que ela aprenda com menos idade.

2) Já a pergunta: “ONDE?” é mais complicada de responder, pois se tratando de Brasil, temos poucos locais no pais que oferece estrutura e preparo para ensinar crianças com menos de 6 a tocar um instrumento musical. Mas existe, não são muitas, mas existe.

Meu conselho para os pais de crianças com menos de 6 anos de idade, se não encontrar um local adequado para esta formação, é inserir os filhos no universo musical a partir de casa.

Para isso, criei este conteúdo, que proporciona aos pais a possibilidade de musicalizar os filhos a partir de casa.

Sei que para muitos, isso é impossível de ser realizado, mas garanto que este conteúdo é baseado em experiências bem sucedidas tanto com meus alunos como com meus filhos.

banner.

  • Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical:

    Curso Grátis

    • Link: Grupo no Telegram
    • Curta nossa página no FACEBOOK!                                                                                                            
    • Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE!
    • Siga nosso INSTAGRAN!
    • Comente o que você achou deste post ou do nosso blog!

    Um Grande Abraço!

Leonardo Júnior    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *