Brinque de Música com as crianças!

Tempo de leitura: 2 minutos

Children playing musical instruments

No post: A colaboração dos pais no processo de Musicalização, enfatizei que os conceitos musicais estão presentes em todas as brincadeiras infantis, em todas as ações e comportamentos das crianças.

Lembro-me de brincadeiras que tive a oportunidade de vivenciar na minha infância, onde talvez muitos que estão lendo este post nem tenham ouvido falar.

Brincadeiras como o “Bete”, onde era usado uma bola de tênis, dois tacos, duas garrafas ou tijolos, 4 membros. O Ritmo estava bem presente nesta brincadeira.

Outras brincadeiras como: Pula Corda, Bandeirinha, Balança caixão, Roda, Telefone sem fio, dentre outras…

Infelizmente, estas brincadeiras são desconhecidas pela maioria das crianças. Os próprios pais e avós não incentivam mais.

240094Brincadeiras-Infantis-3

Poucas aptidões reveladas pelo ser humano são encontradas em crianças com tanta frequência quanto a tendência musical.

Algumas escolas do país fizeram experiências com alunos de seis a oito anos, com estímulos sonoros, as respostas mostraram-se muito expressivas e reveladoras.

O intuito era ensinar os alunos a aprenderem a ouvir, identificando sons, percebendo nuanças, reconhecendo lateralidade e os conduzindo a diversas classificações quanto à sua origem e à sua intensidade.

Existem jogos com o propósito de estimular a percepção musical, com o objetivo de fazer com que a criança saiba ouvir e identificar sons diferentes.

Também jogos com a finalidade de explorar a sensibilidade para diferenças entre timbres e ruídos, para a compreensão dos sons e para o progressivo domínio da estrutura rítmica.

Brincar de música com as crianças é de suma importância para à sua formação cultural e musical. Não é necessário instrumentos e materiais caros.

Pode ser utilizado diversos materiais e objetos para que isto de fato aconteça. Estaremos dando dicas valiosas para que você possa ter ferramentas para musicalizar suas crianças, sejam elas filhos, sobrinhos ou primos.

Quais são os resultados desta ação?

O mais importante das brincadeiras e jogos musicais são os conceitos inseridos em cada uma delas, como: ritmo, andamento, altura, intensidade, duração, melodia, etc…

A intenção desta proposta não é de formar músicos, mas sim abrir a janela de sua inteligência para descobrir e para instrumentalizar a magia e o encantamento da linguagem sonora.

Deixe seu comentário abaixo!

banner.


Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical:

  • Curta nossa página no FACEBOOK!                                                                                                            
  • Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE!
  • Comente o que você achou deste post ou do nosso blog!

Um Grande Abraço!

Leonardo Júnior    

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *