Atividades Práticas para Estimular Musicalmente seus Filhos

Tempo de leitura: 7 minutos

91

Neste post, damos algumas ideias práticas para você musicalizar seus filhos ou alunos.

É importante ressaltar que as atividades devem sempre começar a partir do que as crianças já sabem e já podem fazer, não do que gostaríamos que pudessem fazer.

As atividades devem ser divertidas e centradas na criança.

Cada atividade sugerida foi projetada para ser realizada por você e seu filho(a) juntos.
Algumas das ideias podem ser usadas como atividades rápidas de dois minutos que você pode usar enquanto estiver no carro, fazendo compras ou realizando suas rotinas diárias. Outros são mais adequados para um momento musical mais focado.

Para facilidade de uso, optamos por agrupar as atividades em faixas etárias aproximadas.
Entretanto, todas as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes, musicalmente e de outra forma, e você pode achar que as atividades de uma das outras seções são mais apropriadas para você e seu filho(a).
Isso é absolutamente bom. Na verdade, é uma boa ideia rever as atividades das seções anteriores para celebrar o sucesso e proporcionar um senso de realização e domínio.

Em cada uma das seções, as atividades abrangem alguns dos seguintes itens:
  • Músicas de ação, rimas e jogos de canto;
  • Jogos para ouvir
  • Atividades de ritmo
  • Solfejo
  • Links com história, dança e arte
  • Jogos musicais com adereços
  • Jogos com instrumentos simples
  • Gravando músicas
  • Atividades de 2 minutos
  • Atividades musicais para várias crianças

Dicas gerais:

  • Idealmente, você poderá reservar um “horário musical” regular, além de incorporar
    atividades musicais em sua rotina diária. Durante as atividades, procure desligar as possíveis interferências, como TV, rádio, celular.
    Procure ficar num lugar confortável.
  • É de suma importância que essas atividades aconteçam com frequência regular, dez minutos todos os dias é mais benéfico do que uma hora uma vez semana. 
  • Tente cantar alguma coisa todos os dias, idealmente desacompanhada.
  • Tente ouvir música todos os dias ou dois.
  • Repetição é crucial para o aprendizado. Cante músicas favoritas e repita atividades favoritas novamente e de novo.
  • As crianças aprendem por imitação. Lembre-se de que o modelo principal do seu filho é você. Mostre ao seu filho que você gosta de fazer música e eles vão querer copiar você.
  • Garanta que seu filho tenha acesso a um ambiente musical rico com muita audição material, instrumentos, sons cotidianos etc. À medida que crescerem, eles devem ser capazes de
    selecionar instrumentos e músicas, em vez de confiar em você para fornecer isso.

Canções de ação, rimas e jogos de canto:

po1e45sbggNesta fase, estes são os tipos mais importantes de atividade musical e você provavelmente já faz muito disso inconscientemente. Você deve cantar para o seu filho(a) todos os dias, mantendo contato visual, idealmente desacompanhado.
O tempo de mudança da fralda, o tempo de alimentação, a hora do banho e a hora de dormir proporcionam oportunidades fáceis para isso.


Algumas ideias para músicas são:

  1. Sente-se no chão com o seu pequeno sentado de frente para você. Segure as mãos e balance para frente e para trás no ritmo da música, enquanto você canta a música. “Se você está feliz e sabe disso” – Incentive seu filho a participar de ações simples, por exemplo, batendo palmas, batendo a cabeça, batendo os pés ou tocando o nariz.
  2. Incentive o seu filho(a) a mover-se para as respectivas partes do corpo enquanto uma música é cantada e, se necessário, oriente as mãos do seu filho.
  3. As ações de uma música podem ser desafiadoras para crianças muito pequenas, mas tente fazer com que elas sigam adiante. Pesquise no YouTube muitos exemplos de como você pode acompanhar essa música.

Jogos para ouvir

101Pule o seu bebê em seu joelho enquanto você ouve música, ou dançe ao redor da sala com eles em seus braços. Ajuste seus movimentos de acordo com o tipo de música, por exemplo lento e suave ou rápido e saltitante.

Ouça música calmante na hora de dormir e música viva e animada nas manhãs. Copiar jogos é ótimo para desenvolver habilidades de escuta e de tomada de turnos. Use percussão corporal, como bater palmas ou bater no joelho, e deixar uma lacuna para o bebê copiar você. Isso preparará seu bebê para jogos e músicas de chamada e resposta posteriores.

Atividades de ritmo

  • Toque no ritmo – enquanto você canta uma canção de ninar conhecida, bata levemente na palma da mão do bebê ou na sola do pé, a tempo da música. Isso funciona bem quando eles estão deitados na mesa para se trocar.
  • Bata palmas ao som de uma música enquanto você canta, e termine com uma salva de palmas e um grande sorriso. Com o tempo, seu bebê começará a participar.
  • Incentive seu bebê a usar um pequeno tambor e uma baqueta. Reveze com ele para tocarr; quando for sua vez, bata uma batida constante. Você pode incorporar um pouco de solfejo nisto cantando ‘do do’ (no tom apropriado) em um ritmo constante e depois batendo o tambor três vezes ao mesmo tempo.

Cante músicas ou crie melodias

images

Se você quer que seu bebê mantenha ou desenvolva um tom perfeito, pode ser útil certificar-se de que você sempre canta músicas específicas a partir de uma determinada nota. Você também pode querer cantar notas soltas enquanto anda pela casa, por ex. “Faça-o” ou “faça o que quiser”, nos momentos apropriados, apenas para que seu bebê se acostume a ouvir as notas e as sílabas de uma melodia. Use os símbolos da mão também.

Se você tiver um piano, teclado ou campainha, ou até memso um aplicativo de teclado, toque um DÓ e cante a nota para ele. Repita isso intermitentemente para que seu bebê ouça regularmente a nota e associe com esse som. 

Jogos musicais com adereços 

images (8)Use palavras diferentes para se adequar ao que você está fazendo no momento, por exemplo “É assim que escovamos os dentes”. Você poderia usar adereços, por exemplo escova de dentes, escova de cabelo para demonstrar cada ação, desenvolvendo as habilidades de associação de palavras do seu bebê ao mesmo tempo. Apenas use sua imaginação!

Meias Musicais – Você pode comprar meias ou sapatinhos para o seu bebê que emitem um som quando o bebê chuta ou toca seus pulsos ou tornozelos. Estes também podem ser facilmente feitos costurando pequenos sinos às meias do seu bebê. Apenas certifique-se de que estejam bem presos.

Brinquedos Musicais – Seu bebê provavelmente terá brinquedos que produzem sons, como chocalhos, sinos ou instrumentos eletrônicos que emitem sons quando são atingidos, chutados ou empurrados. Todos são ótimos para a percepção do bebê sobre diferentes sons e você pode usá-los para jogar jogos simples.

Jogos com instrumentos simples

funny boy baby with musical toys.

Deixe seu filho experimentar os sons que os objetos do dia a dia fazem. Chame a atenção deles para sons incomuns quando você estiver fora também.

Encha pequenos recipientes opacos, como caixas de filmes, com coisas que fazem um som e deixe seu bebê brincar com elas. Ele / ela ficará surpreso que eles fazem sons diferentes.

Tocar instrumentos simples com seu bebê, como tambores e chocalhos. Toque com eles.

Instrumentos ‘reais’ – Se você tiver acesso a um teclado ou piano ou violão, deixe seu bebê experimentar pressionar as teclas ou dedilhar as cordas. Incentive-os a tratar o instrumento com cuidado, em vez de bater nas teclas ou cordas.

banner.

 
Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical:

  • Curta nossa página no FACEBOOK!                                                                                                            
  • Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE!
  • Comente o que você achou deste post ou do nosso blog!

Um Grande Abraço!

Leonardo Júnior    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *