Atividades para Educação Musical

Tempo de leitura: 9 minutos

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A música é, entre as formas de expressão humana, a mais ampla.

Nela e através dela o ser humano, independente da idade, coloca todas as suas emoções, sensações e percepções em relação a si mesmo e ao mundo. É, porém, na infância que a exploração dos sons das mais variadas naturezas assume relevante presença e importância.

A criança aprende a conhecer o mundo natural e das coisas investigando-os, especialmente pelo tipo de reação que apresenta ao ser tocado ou provocado, transformado. Dentre essas reações, o movimento e o som fascinam a criança pelas alternativas de intervenção que oferecem. E a música é som e movimento.

Consciente deste potencial que a música representa na educação da criança, da necessidade e interesse que as crianças tem pela música, irei disponibilizar diversas atividades musicais que visa à exploração de conteúdos essenciais para este desenvolvimento.

Como Educador Musical a mais de 15 anos, realizei diversas experiências, projetos. Também apliquei diversas metodologias como: Rítmica de Dalcroze, Instrumental Orff, Bandinha Rítmica, Coral, Jogos Musicais, e muito mais. Boa parte do conteúdo que explorei e ainda exploro foi produzido por mim mesmo.

Este conteúdo que vou conceder destina às turmas do Fundamental 1 (1° ao 5º Ano). São crianças de 6 a 10 anos de idade aproximadamente. Algumas atividades podem ser executadas em qualquer turma e idade da mesma forma, outras precisam ser adaptadas, observando o nível de dificuldade que cada turma necessita.

É importante que você esteja ciente que as atividades para Educação Musical antes de tudo, deve ir de encontro à formação da criança de forma abrangente. Pois se trata de uma capacitação que elas levarão para o resto de suas vidas.

A finalidade da Educação Musical infantil não é de formar músicos, mas prepará-las para uma cultura vasta de conhecimento, onde a música também está inserida. Vamos explorar várias habilidades durante nossa trajetória, mas como aperitivo, conheça 5 Habilidades dentre muitas, que vamos lhe propiciar:

#1 DESENVOLVIMENTO RÍTMICO


NIÑOS-JUEGOS-Y-MÚSICAA música é fator de estimulação e de motivação de todo sistema motor. Ela depende do sentido emocional do movimento. A expressão do movimento é a interpretação da música em forma dinâmica, vigorosa e rítmica.

O ritmo é um princípio fundamental da música.  É inerente a cada indivíduo e está de acordo com a percepção pessoal. É considerado a vibração da vida. Platão disse que: “O ritmo é um movimento ordenado”.

O Ritmo deve ser o elemento mais explorado na educação musical, independente da idade da criança. Pois se trata de um esteio no desenvolvimento musical.

Objetivos do Ritmo:

  • Desenvolver a aptidão física da criança nas seguintes perspectivas: o equilíbrio, qualidade de vida, coordenação, etc…
  • Investigar a descoberta do próprio corpo e de suas possibilidades de movimento;
  • Desenvolver o ritmo natural;
  • Desenvolver a criatividade, alcançando à aquisição do estilo pessoal;
  • Proporcionar o trabalho em grupo, estimulando o sentido de contribuição, comunicação, liderança, etc…

Funções do Ritmo:

  • Incentiva a atividade do executante;
  • Designa a qualidade do movimento;
  • Descomplica e concede a vivência total do movimento;
  • Favorece no controle do movimento e de seus diferentes níveis de forma;
  • Oportuniza melhor domínio do movimento;
  • É um princípio que disciplina, cria prática e ações;
  • Etc …

O Ritmo pode ser aplicado individualmente e em grupo. Cada indivíduo possui aspectos próprios, no entanto, possui seu próprio ritmo, que manifesta agregado ao hábito pessoal. Mas também necessita do envolvimento em grupo para que haja um maior crescimento musical.

A criança possui noção instintiva de ritmo, mas em principio não tem controle sobre ele, por causa da falta de maturação de seu sistema nervoso central, que a impede de estabelecer as coordenações neuromusculares necessárias.

#2 DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA MUSICAL

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Vários neurocientistas tem mostrado através de estudos e pesquisas que a música molda o cérebro. Quanto mais prematuro a criança tem contato com a música, maior sua probabilidade de desenvolvê-la.

Portanto, as aulas de música contribuem para o desenvolvimento da inteligência. É claro, que a criança tem que ter uma abertura para o que está sendo desenvolvido. Quando uma criança tem um relacionamento mais intenso e produtivo com a música, adquire muitas vantagens em relação àqueles que não tem esta oportunidade.

Parece que é algo instantâneo não é? Mas não é bem assim que as coisas desenrolam.

Tem que existir uma correlação entre educador e educando para que à longo prazo esta inteligência possa ser expandida com produtividade. Para que aconteça uma maior fecundidade na aplicação da inteligência musical, tem que haver por parte do educador: capacitação, conhecimento, criatividade, eficiência, eficácia, profissionalismo, etc…

As atividades na Educação Musical proporcionam às crianças um contato com a música bastante enriquecedor, fornecendo experiências incríveis que colaborarão em todas as suas trajetórias.

#3 PERCEPÇÃO MUSICAL

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O principal objetivo da Percepção Musical é aprimorar e intensificar a percepção de estruturas musicais. Mesmo que a criança não compreenda teoricamente o que está sendo aplicado, intuitivamente ela vai adquirindo ferramentas para assimilar as nuances musicais.

A Percepção Auditiva é um dos pilares da construção do conhecimento musical, pois capacita o indivíduo a entender os elementos constituintes da música.

Este processo é de suma importância para a evolução das aulas na Educação Musical, pois intensifica a absorção e a apreciação do educando com relação ao conteúdo que está sendo passado.

Os objetivos do desenvolvimento da Percepção Musical são:

  • Treinar a percepção auditiva, desenvolvendo a compreensão das estruturas musicais;
  • Ampliação do universo rítmico do aluno através do entendimento do movimento da rítmica musical e da independência de movimentos corporais;
  • Identificação de elementos formativos da música através da análise de sua estrutura sonora;
  • A audição crítica, seletiva, a concentração e a sensibilidade sonora;
  • Etc …

A execução das atividades de Percepção Musical, é realizada através de exercícios formulados com o propósito de conscientizar a identificação pela audição dos seguintes elementos: melodias através do canto e das músicas instrumentais, da prática rítmica através de jogos, bandinha rítmica, etc…, da harmonia aplicada sutilmente, como por exemplo: acordes maiores e menores, e de outros conceitos da música como: escalas ascendente e descendente, etc…

Este desenvolvimento é organizado em um grau crescente de dificuldade, observando as especificidades de cada turma.

 

#4 TRABALHO EM GRUPO

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O Trabalho em grupo se faz necessário no progresso da Educação Musical. A música em toda sua história nos revela que este desenvolvimento é primordial para que haja um melhor crescimento musical no educando.

O progresso individual é pertinente, mas se isso for prioridade do educador, com certeza a turma não se envolverá no processo. Por mais que seja extenuante este enfrentamento, é imprescindível para o avanço da turma e da educação como um todo, pois a educação não acontece de forma individualizada, mas sim coletiva.

A maioria das atividades propostas na Educação Musical podem ser praticadas em grupo, como por exemplo:

O CORAL: que pode ser preparado para apresentações na escola em diversas datas do ano, como: dia das mães, dos pais, páscoa, folclore, professores, etc…

A BANDINHA RÍTMICA: que também pode ter o intuito de apresentações, mas acima de tudo tem a finalidade da compreensão de um trabalho em grupo, fazendo com que a criança saiba se colocar no seu lugar e obedecer o espaço do outro. Além do aprimoramento rítmico, da concentração, atenção e da musicalidade.

OS JOGOS MUSICAIS: propiciam um maior engajamento dos alunos com a música, e faz com que os colegas se interajam mais uns com os outros, pois o lúdico está mais presente, diferente do Coral e da Bandinha Rítmica que são mais técnicos.

 

#5 JOGOS MUSICAIS 

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Os jogos musicais tem como finalidade uma maior interação dos alunos com a música e com os colegas da turma. Evidentemente que, por traz desta constatação existe uma oportunidade de operar vários conceitos musicais, como: o ritmo, a melodia, a escala, tonalidades, mas também desenvolver a concentração e o espírito de equipe.

Os jogos musicais incentivam as crianças a escutar e a diferenciar o som de instrumentos, a compreender fórmulas rítmicas, além de ser uma motivação que desperta no aluno a vontade de fazer música.

Os jogos musicais podem ser de 3 formas, que equivalem a três fases do desenvolvimento infantil:

  • Jogos onde a criança cria gestos para produzir sons e ouvir música expressando-se corporalmente. A imitação é muito importante para este desenvolvimento.
  • Jogos onde a criança interpreta a expressão, o sentimento e a definição de música;
  • Jogos que compreendem a estrutura e a organização da música.

CONCLUSÃO

Esses são apenas exemplos de habilidades que são difundidos no andamento das aulas de Educação Musical. Só essas habilidades já oferecem muito conteúdo, mas existem muito mais para ser explorado. Os conteúdos que vou lhe proporcionar já foram experimentados nesta minha trajetória de mais de 15 anos como Educador Musical.

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Um Grande Abraço!

Leonardo Júnior    

6 Comentários


  1. Estou trabalhando a musicalização com meus alunos do grupo 4 da educação infantil, tenho trabalhado bastante os movimentos, imitações , inserindo instrumentos musicais diferenciados ,mas ainda enfrento algumas dificuldades no momento de montar as atividades, as suas dicas sobre musicalização com certeza irão me ajudar bastante. porem gostaria de receber mais dicas de atividades que eu possa esta realizando com meus baixinhos.
    obrigada e parabéns !

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  2. Olá…tudo bem?…..estou citando você na minha monografia.

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  3. Olá, sou missionária em Moçambique e tenho como função ensinar português ,através da música, para crianças de uma pequena cidade, elas falam quase só sua lingua “nativa”. Vou trabalhar com crianças de 3 a 6 anos. Estou buscando atividades concretas para ajudar em um melhor resultado. Caso possa me ajudar, deixo meu email abaixo. Obrigada!
    Obs. Gostei do conteúdo do seu site.

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  4. Parabéns professor. Material e experiência maravilhosa. Trabalho com formação de professores e indiquei o seu endereço para os alunos do Magistério. Obrigado pelas orientações

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