A Música pode Ajudar as Crianças a Focar na ATENÇÃO!

Tempo de leitura: 7 minutos

Um dos maiores inimigos para o aprendizado de uma criança em qualquer área, é a ATENÇÃO.

A criança desatenta sempre tem muito mais dificuldades para aprender e, o déficit de atenção tem sido um dos grandes vilões para o aprendizado das crianças.

A música pode ajudar o seu filho(a) a melhorar a sua atenção.

Dou aula de Musicalização Infantil em escolas há mais de 12 anos e lá, percebo a quantidade de crianças que são desatentas.

Essas crianças, não conseguem ficar 5 minutos atentas em uma atividade. E, eu como professor preciso estar criando situações para chamar a atenção dessas crianças, mas não é algo fácil de conseguir. 

Um estudo realizado por psiquiatras da faculdade de Medicina da Universidade de Vermont, nos EUA, contou com 232 crianças a partir dos 6 anos e, o recurso utilizado para este estudo foi a Ressonância Magnética. 

Através deste estudo, eles constataram que o desenvolvimento musical influencia a espessura da parte do córtex cerebral, relacionada ao funcionamento executivo, incluindo a memória, a atenção e a proatividade.

Eles descobriram que aprender música altera as áreas motoras do cérebro, porque requer controle e coordenação do movimento.  

Através deste estudo, os autores enfatizam:

 “A importância vital de encontrar maneiras novas e inovadoras de tornar o aprendizado musical mais amplamente disponível para os jovens, começando na infância”

A Atenção pode ser trabalhada e melhorada, principalmente na primeira infância, que é onde o cérebro da criança ainda está em construção.

Um Grande inimigo da atenção é a “HIPERATIVIDADE”.

maxresdefault (1)

O que é a hiperatividade?

A palavra Hiper traz a ideia de muito, excessivo, elevado. E HIPERATIVO quer dizer: aquela pessoa que apresenta atividades em excesso.

  • É um fenômeno natural e difundido em crianças, sendo frequente nas idades de 3 a 6 anos. 
  • Caracteriza-se pela falta de controle motor, ou seja, a mudança  constante de lugares, o gosto por tocar em tudo, a curiosidade excessiva por tudo ao seu redor, a constante mudança de atividade etc.
  • Entre 3 e 5 anos, é um fenômeno natural, pois a criança adquiriu autonomia suficiente para explorar seu ambiente.
  • Mostra interesse em tudo o que o rodeia, mostrando comportamentos típicos de controle motor, etc.
  • Essas ansiedades causam à criança um déficit de atenção, uma vez que não consegue se concentrar em uma única atividade. 
  • Muda de uma atividade para outra rapidamente, sem poder, portanto, concentrar sua atenção em algo determinado.

É muito difícil trabalhar a atenção de uma criança em grupo.

Se a criança já é desatenta e, está perto de outras crianças, vai ser muito difícil você ter a atenção dessa criança. 

Quando eu quero trabalhar a atenção de uma criança, eu faço isso individualmente.

Por exemplo: Quando vou ensinar uma criança, uma execução rítmica usando um instrumento, ou com uma palma:

  • Eu coloco ela de frente pra mim, peço pra ela olhar pra mim e, para o instrumento ou objeto ou para as minhas mãos.
  • Nesse momento é muito importante também que eu esteja bem atento a ela, olhando pra ela.
  • Quando eu dou muita atenção pra ela, aos poucos ela vai entender que eu quero a atenção dela.
  • Se eu faço esse processo com ela, paulatinamente a atenção dela vai aumentando.
  • Eu começo com 1 minuto, amanhã 2 minutos, depois 3 minutos, e assim sucessivamente.
  • Se você conseguir 10 minutos de atenção de uma criança para uma atividade, já é um grande avanço. 

Outro Grande inimigo da atenção: TDAH:

13.

  • O TDAH, significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é uma patologia cada vez mais presente entre as crianças do mundo todo. 
  • Este transtorno neurobiológico tem causas genéticas: manifestando seus primeiros sintomas ainda no início da infância, geralmente, acompanha o indivíduo ao longo de toda a vida.
  • Os sinais mais comuns da doença são a desatenção, a inquietude e a impulsividade.

A aprendizagem musical possui diversas possibilidades que os portadores de TDAH mais necessitam, tais como:

  • a atenção,
  • a concentração e
  • a disciplina.

O Desenvolvimento de um processo qualificado de aprendizagem musical, fará com que a criança aprimore sua atenção!

À medida que cada atividade é introduzida na vida da criança, mais ela se sentirá envolvida e, com isso terá cada mais interesse pela música e, consequentemente sua atenção aumentará.  

Tipos de atividades musicais para melhorar a atenção das crianças:

  1. Ensine ele(a) a ouvir os sons ao redor: (sons de animais, natureza, objetos, etc…) Esses sons estão cheios de ritmos e melodias.
  2. Mostre para ele(a) os sons que o corpo pode produzir: (palmas, mãos no peito, na barriga, estalos, sons da boca). Quando ele(a) tiver maior, peça para fazer junto com você!
  3. Mostre para ele(a) sons de instrumentos musicais…

Outro estudo publicado por uma revista americana: Current Biology, que achei muito importante, onde relata a importância dos pais no  desenvolvimento da atenção dos filhos.  

  • Pesquisadores descobriram que pais distraídos têm mais chances de gerar filhos distraídos, e uma atenção menor pode levar a um desenvolvimento mais lento.  
  • Quando a atenção de um cuidador diminui durante o tempo de brincar, os bebês também desenvolvem períodos de atenção mais curtos. 
  • “Cuidadores que parecem distraídos ou, cujos olhos vagam muito enquanto seus filhos brincam parecem impactar negativamente a atenção crescente das crianças durante um período do desenvolvimento”.
  • Os pesquisadores pensavam que o tempo de atenção era uma característica individual inata, mas este estudo mostra que a maneira como uma criança interage com um cuidador pode ser outro fator impactante.
  • Esta pesquisa demonstrou que: períodos mais longos de atenção levam a melhores resultados, pois quanto mais uma criança presta atenção, maior a probabilidade de continuar aprendendo.

Como você pode utilizar a música para aumentar a atenção do seu filho(a)?

N.I. 1

Essas dicas são fundamentais para o AUMENTO da atenção dele(a). Não pode ser aplicado de qualquer jeito, você precisa ser bem criterioso. 

A primeira coisa a ser feita é você preparar o ambiente e a criança.

1-  PREPARAÇÃO

  • Propicie um ambiente organizado, sem distrações.
  • Mantenha ele(a) calmo antes das atividades.

2.  ESTIMULE A ESCUTA MUSICAL: 

  • Coloque músicas para ele(a) escutar todos os dias!
  • Faça isso em poucos minutos e, vá aumentando gradativamente.
  • Coloque essas músicas na rotina dele(a), sem ele(a) perceber.
  • Nesses momentos crie um ambiente onde ele(a) preste atenção em você.

3.   JOGOS VISUAIS

  • Com uma música de fundo, brinque com ele(a) com algum brinquedo,bichinho, objeto, etc…
  • Mostre figuras que estejam relacionadas com a música, por exemplo: a música fala de algum animal, então você mostra a figura deste animal.

4.  CANTE PRA ELE OU JUNTO COM ELE!

  • Escolha músicas simples e pequenas
  • Músicas que fale algo que vá de encontro à realidade da criança,
  • Por exemplo: Peixe vivo, Pintinho amarelinho, etc… 
  • Cante junto ele, mostrando a figura ou o bichinho relacionado com a música.  

 

Para aumentar a atenção da criança através da música é necessário que você faça as atividades junto com ela.

Não passe para outras pessoas fazerem!

Faça todos os dias, inicie com poucos minutos e, à medida que a criança estiver mais envolvida, você vai aumentando o tempo. É um processo gradativo e crescente.  Grave isso: Crianças mais atentas, serão adultos mais produtivos!

BAIXE O E-BOOK:  5 DICAS PRECIOSAS PARA MUSICALIZAR SEUS FILHOS EM CASA! 

Banner

Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical:

  • Curta nossa página no FACEBOOK!                                                                                                            
  • Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE!
  • Siga nosso INSTAGRAN!
  • Comente o que você achou deste post ou do nosso blog!

Um Grande Abraço!

Leonardo Júnior 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *