Elementos Essenciais para o desenvolvimento musical

Tempo de leitura: 3 minutos

mae-e-bebe-mae-nao-dorme

Elementos Essenciais para o desenvolvimento musical

Para que os pais possam possibilitar uma base para o desenvolvimento musical dos seus filhos, é importante observar alguns elementos essenciais. Esses elementos devem estar no âmago de qualquer criação musical e fornecerão a base para uma possível aprendizagem posterior.

Esses elementos são:

  • O desenvolvimento do ouvido.
  • A importância do canto.
  • O desenvolvimento do senso rítmico.
  • O desenvolvimento da afinação vocal.
  • A importância de ouvir.
  • O uso de instrumentos musicais.
  • O desenvolvimento da criação, improvisação e imaginação.

DESENVOLVENDO O OUVIDO

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que possuem um bom ouvido musical. Ter um bom ouvido significa ser capaz de ouvir sons, e ter a capacidade de distinguir notas, acordes, ritmos, timbres, etc …

Também abrange a consciência rítmica e a capacidade de repetir padrões ou sequências auditivas. Essa capacidade de internalizar e imaginar o som geralmente é chamada de “audição interna”.

Beethoven, por exemplo, era alguém com um excelente sentimento auditivo, e quando ficou surdo, a música já estava internalizada na suma mente e memória, por isso, mesmo com esta impossibilidade, conseguiu escrever peças extraordinárias. Ele “ouviu” a música internamente e a representou como música escrita.

A importância do desenvolvimento de um bom ouvido é de vital importância para os músicos. Sem isso, e no seu pior, a criação musical pode ser reduzida a um exercício de correspondência de notas, uma atividade de sequenciamento mecânico.

Muitas vezes ouvimos falar de pessoas que podem tocar músicas inteiras depois de ouvi-las uma vez, ou pegar uma partitura desconhecida e canta-la perfeitamente à primeira vista. Isto é o que significa ter um bom ouvido, e é o que muitos músicos aspiram.

Enquanto a maioria dos métodos tradicionais de educação musical valorizam a importância do treinamento auditivo, tem muitas pessoas que pensam que esse tipo de atividade começa muito tarde, e como consequência pode  ser um limitador das potencialidades musicais.

Desenvolver a percepção interna é uma parte intrínseca de um bom desenvolvimento musical, talvez seja a mais importante habilidade de todas.

Diante disso, acredito que para que aconteça um processo de musicalização bem alinhado e evolutivo, os pais precisam ocasionar nos filhos este conceito.

Para desenvolver o ouvido musical, quanto mais cedo, melhor. É a mesma coisa que acontece quando as crianças estão adquirindo a linguagem. As crianças estão aprendendo auditivamente o tempo todo, ouvindo, internalizando e fazendo sentido os sons ao seu redor.

O desenvolvimento desse conceito não precisa ser “ensinado” de forma rígida. Ao dar às crianças oportunidades para ouvir músicas de qualidade, cantando canções com eles e realizando jogos musicais simples, você pode melhorar a capacidade deles de forma natural, e como consequência, desenvolver o ouvido musical.

Caso queira saber um pouco mais sobre como musicalizar seus filhos em casa dê uma olhada neste       E-book gratuito que preparei!

BAIXE O E-BOOK!

Gostou deste conteúdo? Caso queira, deixe seu comentário aqui nesta página! E fique atento, pois estarei postando várias dicas de como você pode estimular musicalmente seus filhos a partir de casa!

banner.

Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical:

  • Curta nossa página no FACEBOOK!                                                                                                            
  • Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE!
  • Comente o que você achou deste post ou do nosso blog!

Um Grande Abraço!

Leonardo Júnior    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *